Subir um degrau, atravessar a rua, são atividades rotineiras e com propósito, que só acontecem com sucesso porque o nosso cérebro organiza as sensações do corpo e do ambiente, permitindo uma resposta unificada e ajustada. Este processo denomina-se de Integração Sensorial.
Uma disfunção de Integração Sensorial pode gerar dificuldades de aprendizagem, problemas motores e dificuldades no desempenho diário. Assim, se o seu filho apresenta dificuldades em manter-se equilibrado numa cadeira, no vestir/despir, saltar à corda, em comer de forma apropriada, se apresenta um comportamento descontrolado, poderá estar perante uma disfunção de Integração Sensorial.
Caso identifique alguns destes sinais no seu filho contacte-nos para marcar uma avaliação com um terapeuta ocupacional com formação específica nesta área:
– Pouca ou muita sensibilidade ao toque, ao movimento, a estímulos visuais e auditivos;
– Problemas de coordenação motora e equilíbrio;
– Excesso de atividade ou lentidão;
– Comportamento impulsivo ou dispersivo;
– Atraso na fala e linguagem;
– Baixo rendimento escolar;
– Dificuldade para planear movimentos e estabelecer uma sequência de tarefas;
– Falta de força e tónus muscular;
– Dificuldade para se ajustar a situações novas;
– Baixa autoestima.
Estas dificuldades são notórias em diferentes contextos e não precisam de estar todas presentes para ser feito o diagnóstico.