Skip to Main
Logo
fullscreen
0 Opiniões de clientes

Processamento Auditivo

Referência: 
Processamento Auditivo
Marca: 
Disponível
Novidade
desconto

O que é o Processamento Auditivo?


O processamento auditivo refere-se aos processos envolvidos na deteção, análise e interpretação os estímulos auditivos. Estes processos ocorrem no sistema auditivo periférico e no sistema auditivo central.

De uma forma mais simples o processamento auditivo pode ser definido como “o que fazemos com o que ouvimos”.

40.00€
IVA não incluído
remove
add

O que é o Processamento Auditivo?

O processamento auditivo refere-se aos processos envolvidos na deteção, análise e interpretação os estímulos auditivos. Estes processos ocorrem no sistema auditivo periférico e no sistema auditivo central.

De uma forma mais simples o processamento auditivo pode ser definido como “o que fazemos com o que ouvimos”.

O que é um défice do processamento auditivo (central)?

O défice do processamento auditivo consiste numa alteração num ou mais do que um dos mecanismos ou processos auditivos responsáveis pelas seguintes competências: localização e lateralização sonora, discriminação auditiva, reconhecimento de padrões auditivos, aspetos temporais da audição, capacidade de ouvir na presença de ruídos competitivos ou com sinal acústico degradado.

Esta alteração é específica dos processos auditivos, mas também poderá coexistir na presença de alterações de linguagem, défice de atenção/hiperatividade, dificuldades de aprendizagem e dificuldades de leitura/escrita.

Um défice de processamento auditivo não pressupõe que exista uma perda de audição (periférica).

As causas podem ser muito variadas e nem sempre é possível determinar a causa. Entre as possíveis causas podem estar fatores genéticos e questões desenvolvimentais, entre outras, sendo muito frequente em crianças que fazem otites de repetição.

Quais os sinais e sintomas do processamento auditivo?

Os sintomas podem variar e ter diferentes formas de manifestação. Podem estar presentes poucas ou muitas das seguintes queixas:

– Parece não ouvir bem.
– É muito distraída/desatenta.
– Demora a ouvir e a compreender aquilo que lhe é dito.
– Diz com frequência – Ah?, O quê? Não percebi.
– Tem dificuldade em lembrar-se sobre o que lhe foi dito ou parece ter problemas de memória.
– Fala de forma diferente das crianças da sua idade.
– Apresenta dificuldades na leitura e escrita e/ou outras aprendizagens escolares.
– Tem dificuldades em compreender o que lhe é dito em ambientes ruidosos ou em grande grupo.
– Não consegue acompanhar uma conversa com várias pessoas a falarem ao mesmo tempo.
– Fica rapidamente cansado ou apresenta um período curto de atenção para os sons.
– Põe o volume da televisão muito alto.
– Tem dificuldade em localizar o som.
– Tem dificuldades em seguir instruções.
– Tem dificuldades em contar vivências ou histórias.
– Tem dificuldades em transmitir um recado.
– Dificuldades em seguir uma sequência de tarefas que lhe foi dita.
– Dificuldades em compreender anedotas e informações com duplo sentido.
– Dificuldades em interpretar problemas matemáticos.
– Dificuldades em compreender informações abstratas.

Muitas das dificuldades acima referidas são também comuns a outros diagnósticos, como é o caso da hiperatividade com défice de atenção e as dificuldades de aprendizagem, entre outros.

Como posso saber se o meu filho/aluno tem um défice de processamento auditivo?

O diagnóstico da situação geralmente implica uma equipa multidisciplinar com profissionais das áreas clínica, terapêutica e educativa. Poderão ter um papel importante no estabelecimento do diagnóstico, profissionais como o terapeuta da fala, o professor, o psicólogo, o otorrinolaringologista, o neurologista e o pedopsiquiatra, entre outros.

A avaliação específica do processamento auditivo é realizada por um audiologista com formação específica nesta área. O audiologista realiza vários testes para a avaliação do processamento auditivo da criança. Os testes são realizados em cabine acústica, onde a criança coloca fones auriculares, através dos quais são aplicados os testes gravados em CD.

É possível intervir nos défices do processamento auditivo central?

Após a avaliação é emitido um relatório onde constam os resultados obtidos, onde são referidas as competências preservadas, assim como aquelas que se apresentam alteradas, considerando a faixa etária da criança. São também mencionadas as implicações que as alterações detetadas têm a nível social e académico, assim como as orientações e outras informações relevantes para a intervenção do caso.

Para o processo de intervenção poderá ser necessário em trabalho articulado de diferentes profissionais, de acordo com as particularidades de cada criança. A intervenção específica nas competências de processamento auditivo é realizada por um terapeuta da fala, com formação especializada em processamento auditivo.

Duração
50 Minutos
Detalhes
Valor por sessão de 50 minutos, sessão individual.
Colaboradores
Salete Teixeira
Não existem opiniões para este produto.